sexta-feira, 8 de julho de 2011

Ai ai...

Quando era pequenina queria ser médica... Queria casar-me e ser bailarina ao mesmo tempo que tratava das outras pessoas! Queria sempre fazer aquilo que mais ninguém conseguia fazer e conseguia-o. Queria ser a primeira, a melhor, a mais bonita, a mais inteligente, a primeira a descobrir tudo, a primeira a ter o autocolante do meio da caderneta da Barbie! 

Fundamentalmente, queria ser sempre pequenina e poder sonhar. Queria ser sempre a filha, a que levava os mimos, a que faz birras, a que se recusava a usar calças porque não é de menina! Um dia tive os meus primeiros sapatinhos de verniz e já comecei a desconfiar que tinha alguma importância. Depois, descobri um baton da minha mãe e consegui pintar os lábios certinho, certinho. Já no auge dos meus 8 anos, lembro-me perfeitamente de pensar "será que estou a ficar grande?"

Depois veio aquela altura em que dizem que se forma a personalidade. E toda a gente me dizia que eu estava no caminho certo... Até que chegou a temível psicóloga que me disse que eu tinha jeito para agricultura. Se calhar foi nesse dia que decidi que tinha que ter um papel activo na concretização do meu futuro.

Estudei, estudei. Namorei, estudei, ri, emagreci, estudei... Desesperei, chorei, desisti mil vezes durante um segundo, fiz planos A,B,C,D... Z. Tudo em função do que queria quando fosse grande... Estatuto inatingível na minha pequenina cabeça.

Depois, foi o dia 18 de Setembro de 2005 e apareceu um smile amarelo com os parabéns por ter entrado na minha primeira opção. Bem... Há sensações das quais nunca nos esquecemos... Eu não sabia o que sentir. Eu estava contente mas não conseguia falar, só chorar... Enfim, não acreditava. Não acreditava mesmo. Eu pensava, genuinamente que a qualquer momento eu ia olhar para o ecrã novamente e não ia estar lá o smile! Achava que era um erro informático! Enfim.. Parvoíces de quem acaba de entrar em Medicina.

Cá fui indo... Aos empurrões para aqui e para ali... Um dia "vou chumbar, vou chumbar, vou chumbar" e no dia seguinte "Passei!". Os convívios, a minha primeira recepção ao caloiro, o meu primeiro Flower Power, o meu segundo, o terceiro, o quarto... Andei a varrer as monumentais com uma escova de dentes!!! Depois veio o carro, até cheguei a andar de chapéu amarelo na cabeça. Fogo... o tempo passa. Os amores, os desamores,  as minhas queridas Amazonas, as restantes pessoas que estão cá dentro, os jantares, as épocas de exames, os reset, a minha Coimbra! Ainda me lembro quando saía de casa para ir fazer nada à AAC, a meio da tarde! E também me lembro quando recebia uma mensagem à 1h da manhã a dizer "Tróica" e me punha bonita em 30 minutos e ia sozinha a pé, pelo jardim da Sereia para a Praça.

Tanta gente passou, tanta gente ficou, tanta gente que não ficou e que nem vou voltar a ver... Tanta gente que marcou... E, aos meus olhos, eu continuava tão pequenina.

Um dia cresci! Cresci não, fui crescendo, com a ideia que continuava a ser a menina pequenina que um dia sonhou, a menina pequenina que era filha, que era estudante, que nunca ia ser grande. Hoje percebo que essa menina cresceu... E é tão grande do alto do seu metro e sessenta mais onze centímetros de salto! É grande, e amanhã será maior! Um dia o sonho torna-se realidade, diz-nos que já não temos que acreditar sem ver, que já não existe só na nossa cabeça. E nesse dia, nesse dia... Ai... Queríamos que ele nos desse mais um tempo, só mais um bocadinho... Esse bocadinho que precisamos, que seria infinito até o deixarmos chegar.

Mas, tudo que começa acaba. A forma perfeita é um círculo e é por isso que a seguir a um fim, há sempre um novo começo. Mais perfeito, com menos imperfeições no traçado.  Agora, que aparentemente tenho reunidas as condições para ser grande, acho que consigo corrigir o meu novo círculo, fazer dele uma linha ainda mais perfeita, mais feliz. Conservar tudo o que o anterior me trouxe e acrescentar-lhe tanta coisa que há-de estar para vir, porque o nosso espaço é infinito.

Agora, concretizado o sonho, se calhar tenho que ir para ali dormir e sonhar mais...

Parabéns Ana! E agora, bons sonhos...

Sem comentários: